quarta-feira, 25 de abril de 2007

Mais um feriado...

Cliquem no cartoon para ver melhor.
Trinta e três anos após a revolução dos cravos, o feriado de hoje acaba por não ter o mesmo significado para todos, o que é natural. E quando digo que é natural é porque obviamente nem todos nós pertencemos à geração de 1974, geração essa que, decerto, vivera intensamente esse dia 25 de Abril.
Para os veteranos, o dia que hoje se comemora significa a libertação de um país que até à época estava mergulhado no fascismo onde o respeito pela PIDE, a censura e a inexistência da liberdade de imprensa reinavam.
Para nós, jovens, embora tenhamos uma noção do que significa, de facto, o 25 de Abril de 1974, o dia de hoje acaba por não passar de mais um feriado nacional.
Talvez, se tivéssemos vivido esses tempos, não diríamos o mesmo, pois o que está em causa é o conceito tão subjectivo como o conceito de liberdade e é um direito que pertence a todos nós, sem excepção...

4 comentários:

Diogo disse...

ca estmos nao e. mais um 25 de abril. para a juventude mias nova como eu, este feriado significa mais para mim um dia sem aulas do que o fim de uma ditadura. e para esses palhaços ai k gostam do salazar e do hitler so tenho a dizer a eles. FASCHISTAS!!! NAZISS PA!! DEVIAM SER FUZILADOS!!! era so isto. vao com deus.

Anónimo disse...

Agrada-me a ideia de poder experimir a minha opinião sem me preocupar em passar o resto do mes nas Prisões do Estado. Portanto VIVA A DEMOCRACIA E O 25 DE ABRIL!!!

Joanolax disse...

yuipi! Viva a democracia
viva a liberdade!!


***

Anónimo disse...

Para mim o 25 de Abril só significa 1 dia sem aulas, em que só dá para ver filmes sobre o 25 de abril de 74, ou se vai ali para o jardim de belem, ouvir a convexa dos politicos!