terça-feira, 1 de julho de 2008

Esfera Transparente - II


Calor da noite


Na expressão desta minha face há um antes e um depois:
A restrita era dos livros, solitária, entre ilusões,
À qual se sucedera um sublime, mas puro instante a dois
Que em meu coração despertara um misto de sensações.

No quebrar de um quotidiano que dificilmente mudaria
O céu, seu imponente Sol ostentou, prevendo a chegada
De um verão quente, quiçá numa alegoria de magia
Entre o calor da noite e o frio da incerteza em Mim abrigada.

Por entre sereias e lagos desmedidos, deuses e nuvens ardentes,
Surgiu Aquela que nem no Olimpo, Afrodite questionara
Sobre a beleza de seus longos cabelos e lábios quentes
Que os seus conjugados humedeceram em plena ara.

E se nem seus olhos claros de verão deixam transparecer
O brilho e o encanto da água e do vento,
As estrelas respirarão mais uma vez ao anoitecer
A ternura reluzente transpirada naquele momento.

Mas não nos deixemos mover pela eterna crença
Que tal perfeição não existe nesta efémera vida
Pois a pior mentira é aquela desavença
Que nos diz que o Amor é coisa perdida.

Se por terras alentejanas a invisível seta não vos atingir,
Acreditem com fé neste mito de afectuosa união
Que tudo o que anseia é a sobeja verdade, sem mentir.
O calor da noite é sábio e sabe onde fica o coração.
01/07/08

6 comentários:

Anónimo disse...

"O calor da noite é sábio e sabe onde fica o coração" WWWWWOOOOOOOOOOOOWWWWWWWWWW espectáculo..excelente..magnífico..simplesmente MUITO BOM....qual pessoa qual saramago qual camões pá JOÂO PEREIRA =D

Diogo disse...

opa olha, mestria, so isto que tenho a dizer
MESTRIA!!!!!!!

Unknown disse...

Muito bom mesmo, não esperava menos deste mestre xD

Filipe Soares disse...

Que mestre meu deus. Este gajo tem um dom: Por isso é que é o Poeta Impressionista!!

miguel disse...

palavras para quê?

Anónimo disse...

meu deus, como eu concordo com as várias pessoas que deixaram aqui a sua marca... como o Zeca diz, qual Pessoa qual Saramago, mas eu adianto ainda mais: qual Cesário Verde, qual Eça de Queiróz... um nome se revela superior a todos estes antigos mestres: João Pereira!!!