quarta-feira, 11 de julho de 2007

Biologia, esse grande fardo...


É mais que pública a odiosa e recíproca relação que mantive ao longo destes dois anos lectivos com a minha professora de Biologia e como tal, nunca achei por bem, referir o seu nome neste blog. Enfim, há uma primeira vez para tudo, até mesmo para vir infectar o meu espaço de reflexão, referindo este nome. Mas não, não quero ser desagradável...

Creio, pois, que estando perante o fim de um ciclo que me marcou de algum modo e não pelas melhores razões, chegou o momento de agradecer a esta Senhora todo o conhecimento que me transmitiu (e foi pouco...) e todos os grandes episódios de riso que me proporcionou a mim e a mais particularmente, dois grandes amigos meus...o tão aclamado "triângulo das Bermudas", por esta mesma docente. Foi também uma das suas aulas do décimo ano sobre um mecanismo de transporte de solutos, a osmose, que permitiu a formação do mais estapafúrdio e criativo grupo de alunos da, até então, turma E do 10ºano (na qual, não me canso de referir, me sentia verdadeiramente em casa...), grupo esse auto-denominado "Osmóticos", do qual eu e os meus dois compinchas, anteriormente referidos, fomos orgulhosos fundadores.

De resto, tudo isto que acabei de contar reflectiu-se nas pautas de classificação dos exames nacionais, no qual não tive uma nota minimamente decente para, sequer, manter a nota final da disciplina. A nível nacional, os resultados foram maus, é verdade, e então? Que razões plausíveis existem para esse insucesso? - O simples desleixo por parte dos alunos não chega para justificar este descalabro. À parte do ministério da educação não saber, aparentemente, o que quer fazer com os exames das disciplinas bienais do curso de ciências e tecnologias, o papel dos professores que nos ensinam também não pode passar impune... E é com este tom sério que me despeço deste ponto para dizer que, obviamente, terei que recorrer à segunda fase, para que algo de divino aconteça...

Centrando-me novamente nesta ciência que muitas dores de cabeça me deu, creio também ser o momento oportuno para relembrar algumas das pérolas proferidas pela colocada voz desta simpática professora:
  • "Desculpem lá, mas eu hoje estou particularmente estúpida."

  • " [...] túnel oco."

  • "Acham que a carne de vaca é a minha carne?"

  • "2006 dá 8."

  • (num diálogo com outra professora) "- Tenho que ir ali ao microondas..." [referia-se ao multibanco]

E pronto, felizmente para mim e para mais algumas pessoas-alvo desta força das trevas, é com extrema satisfação que podemos constatar que todos estes momentos foram um virar de página nas nossas vidas, pois, pelo menos para mim, a Biologia acaba no dia em que realizar o segundo exame... Para os meus queridos colegas que escolheram Biologia como disciplina específica, não se preocupem, tudo leva a crer que nunca mais se confrontarão com estes ares de estaleiro...

5 comentários:

Unknown disse...

LOL para mim biologia ja acabou ha algum tmp... e ainda bem xD enfim ne akelas normas MORAIS k vem sovre nos... bem e melhor nao... podem ser normas muito pesadas mesmo...

Anónimo disse...

Opá sendo a biologia a minha especifica vou procurar apenas aprofundar os meus interesses biologisticos e nao a minha faceta de sonsa !
Mas por vários momentos eu me perguntei se serei eu ou ela mais sonsa ?! No fim de contas nao sou eu q a chamei de sonsa num dia e no outro de querida erm . .
Enfim . .
Afinal ela comparva a familia com os alunos . . -.-
Afinal quando me perguntou se eu estava a ver o estoja na mao dela . . eu ainda lhe tava para perguntar e a stora ja ouviu dizer q é considerada vaca ?!
Opá mas ela ta quase surda é melhor nao arriscar ! =D
Findou 2 anoos , Graças a Deus ou a criste xD @

Diogo disse...

muito bom!!!!!!!! queria so dizer que aquela historia do microondas fui eu que me lembrei. pronto ta td dito. ah espereite... bye bye biologia, vemos-nos no inferno!! muahahahahahahaha. ok muiot nauseabundo. wtf

miguel disse...

biologia e aquela professora... -_-'

Anónimo disse...

Olá João,

Continuo a apreciar o teu estilo marcadamente irónico e trauteante, tanto que até nos faz ir às lágrimas de impressão (daí o Impressionismo...).
É do carago...
Não sabia que tinhas tanto amor à Sra de Biologia, ao ponto de escreveres um conto sobre ela, assim como o teu amigo Eça primo da Florbela e Avô do Carlos...
... o Queirós, tá-se mesmo a ver.
Também reparei que não estudaste bem Historia nos anos anterores.
Então o jovem não se lembra que os biólogos são os Druídas e Feiticeiros de outrora...

Ora bem, o que acontecia, já nessa altura, era um fenómeno muito parecido com o que vivemos nos dias de hoje.
Isto é, no tempo do Rei Sócratex I, o nível de desemprego e emprego precário era muito elevado (menos do que o actual) então as pessoas agarravam tudo o que lhes aparecia pela frente.
No caso das Feiticeiras e Druídas (Biólogos de então) a grande "saída", escapadela ou alternativa era a de "Bobos da côrte".
Desde então até aos nossos dias, várias gerações têm vindo a aprimorar o seu talento para a "coisa", só que nem sempre têm sido bem compreendidos.

Por tudo isto João, peço-te que perdoes pois não soubeste entender o talento inato da pobre boba...
...coitada !!!

MRA