quinta-feira, 25 de outubro de 2007

«Deixai-me partir a cabeça de encontro às vossas esquinas» (Ode Triunfal)


«O mundo é para quem nasce para o conquistar
E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.»

"Tabacaria" - Álvaro de Campos

Há palavras e expressões que ficam, que nos marcam. Estes dois versos ficaram-me hoje. Talvez amanhã desapareçam... O que interessa é hoje.
Palavras sábias de um "poeta" que gosta de escandalizar... Entre as enúmeras facetas do génio solitário que foi Fernando Pessoa (falo de Caeiro, o eterno amante da Natureza, e de Reis, o tranquilo por natureza...), Álvaro de Campos, do meu ponto de vista, "parte a loiça toda".
- Mas que grande maluco, anh?!

O que é facto é que, na imensidão da sua escrita desinibida, aliada a um travo sensacionista, a brincar, a brincar, (e parecendo que não...) ele lá vai soltando umas verdades...

2 comentários:

Unknown disse...

sim sr... epa mas devo dizer que eu tenho melhores pseudonimos do que ele... tenho o perverso, o idiota, o palerma, o otario... ok nao...

Diogo disse...

deixem me dar vos um conselho:
Se tiverem assim a precisar de rir um pouco ne, leiam a ode triunfal, que vai partir a loiça todo. "Rasgar-me todo" "penetrar-me" sao expressoes utilizadas neste poema que realmente nos levanta o espirito, nao no sentido de inspirar mas no sentido que nos mijar mos a rir. eu li e devo dizer que tive de trocar de boxers a seguir. (é so uma expressao ok, eu n mudei de boxers. ou sera que mudei? hummm...)