domingo, 14 de outubro de 2007

Que fé?


Não me revejo nos que não consideram ser sequer possível a existência de uma entidade superior que nos encaminha para o melhor caminho, nem tão pouco naqueles que acreditam plenamente na existência de um Deus que nos ilumina como uma guia que vem «sovre» nós. Fico-me pelo meio termo. Não havendo factos científicos, não existem certezas absolutas. Porém, não condeno, nem crentes, nem ateus, pois cada vez mais me convenço que a fé é um conceito subjectivo e misterioso.

E porque a religião foi um tema particularmente falado nestes últimos dias, não quero torturar nem provocar uma certa dose de sono mal mascarado às pessoas que, certamente, estarão a ler este texto.

O que me apetece dizer é muito simples. Onde está Deus quando necessitamos dele? Estará a fritar, em óleo Fula, umas pescadinhas de rabo na boca ou a assistir ao novo concurso casamenteiro da Júlia Pinheiro? Neste capítulo, por aqui me fico.
Nos últimos três dias, a cobertura televisiva da inauguração do novo templo religioso em Fátima foi deveras massuda. Qualquer pessoa que tenha tentado informar-se minimamente sobre as notícias do país e do mundo viu-se obrigada a assistir somente aos fiéis a trautear os cânticos religiosos e a abanarem velinhas.
Mas qual selecção nacional, qual orçamento de estado, qual congresso do PSD, qual quê! Assistir à inauguração do novo edifício religioso é que é! Edifício esse, que até é tão vistoso, mais parece uma nave espacial e tudo! Tudo bem... Até compreendo que seja um marco importante para os mais devotos, mas...e então? Todos os canais generalistas e não só, a transmitirem, de manhã à noite, durante dias seguidos, sempre a mesma cena, é solução?

O que o povo quer é ver escandaleiras, fenómenos invulgares, e não imagens mais que divulgadas sobre o mesmo assunto de trazer por casa...

Peço desculpa se fui demasiado explícito.

4 comentários:

Unknown disse...

bem devo dizer que com certeza nao vi essa inauguraçao... nao que condene alguem por passar tempo a assistir as reportagens claro... eu simplesmente sigo a minha vida sem pensar muito nesses assuntos... enfim cada um com as suas crenças ne

Diogo disse...

ehhhhhhh, ha um novo templo em fátima!!!! Ehhhhhhhhh, o papa so ca vem em 2008!!!!! Ehhhhhh!!!!!
I dont give a flying f*** about church. em vez de gastarem sei la quantos milhoes a construir uma igreja nova e que tal ajudarem o pessoal necessitado. "ah e tal, nós ajudamos as pessoas por rezando", o rego do camacho e que ajudam pa!!!!!
isto é tudo um esquema pa ganhar dinheiro. enfim, é o que eu penso.

Andreia disse...

Sim se o pensas dessas forma não deves ser criticado de maneira alguma. Sem sentido aparente mesmo de alguma critica que me venha a surgir neste moemento. não te critico, tu apenas dás a tua opinião. Mas deus não aparece apenas nos momentos menos bons ( quando precisas ) alias se ouvires uma historia bem caricata alguem nos contou :
- Eu, andava na areia sozinho, precisando de ti, meu deus, e mesmo assim sentindo fome e sede tu não estiveste comigo.
Ai ele surge e diz-lhe :
- mentira se so viste apenas um par de pegadas não eram os teus, eram os meus , porque tu ias ao meu colo, e na tua consciencia nunca te surgiu como é que conseguiste sobreviver ?!


COmentado seu jota t^ =P

miguel disse...

sim, neste ultimos trÊs dias foram aborrecidos em relação a televisão, querias ver qualquer coisa na televisão (generalista), a rtp 1 a transmitir em fatima, quando não era a rtp 2, a sic a mesma coisa sucedera e a tvi como não poderia deixar de ser só se via a imagem da nossa senhora, do santuario, do papa e de outros padres -.-'

se qualquer coisa acontece de bom dizem logo que foi deus, mesmo que seja um dia de sol em muitos de chuva. dizem que foi deus porque rezaram por aquele dia.

Se Deus existisse, e sendo esta figura omnipresente, para alguns, e uma figura que só quer o bem, sendo o diabo o mau da fita,wowww. Digam, só por curiosidade, porquê a guerra, a pobreza e todas aquelas crianças que passam fome? ô_O

Aqui à tempos desateia rir quando ouvi os padres e outras figuras religiosas na radio e na TV a falar sobre o "silencio de deus".